História e curiosidades
Apesar de não saber-se ao certo a origem certa do Pit Bull Terrier americano, os indícios mais fortes mostram que vem da Inglaterra por volta do século XVIII/XIX. Quando foram concebidos, o objectivo era não só para lutas de touros como também para moverem rebanhos, fosse para cuidado ou mesmo para roubo.
É verdade que a certa altura os Pit Bulls eram chamados de Bulldogs, e inclusive diz-se que surgiram de cruzamentos entre Bulldogs e Terriers, no entanto para além de ser uma teoria não confirmada, os Pit Bulls antigos assemelham-se muito mais aos Pit Bulls actuais do que aos Bulldogs actuais, o que não dá muita consistência a esta teoria.
Outras teorias referem à mesma o Bulldog mas não desses séculos, mas muito antes disso. Falasse inclusive de antepassados de alturas antes do nascimento de Cristo nada a ver com a raça Bulldog, pelo que como podes ver, existem tantas teorias que é difícil dizer qual a mais próxima da verdade.
Características físicas
Esta raça bastante popular dispõe de um corpo robusto e muito musculado. Toda a sua estrutura dentária é também um dos maiores destaques, com uma mordida bastante potente, chamada inclusive de corte de tesoura.
Toda a parte traseira do seu corpo está esculpida para oferecer potência no arranque à raça. Apesar de ter uns olhos relativamente pequenos comparados com a sua cabeça, estes são muito expressivos e facilmente percebemos o que é que o animal está a pensar olhando para ele.
Características psicológicas
É verdade que o Pit Bull Terrier americano foi criado para combates, e tem nesse sentido uma certa tendência para a agressividade (um dos detalhes mais conhecidos da raça), mas esta depende exactamente da educação que os donos dão ao animal.
Ao contrário de outras raças com iguais tendências agressivas, se este for educado desde pequeno para não ser agressivo nem com pessoas nem com animais, ele não será agressivo mesmo que seja confrontado, apenas para se defender de outros animais.
Cuidados a ter
Isto para dizer que é possível criar um Pit Bull extremamente dócil com alguma dedicação desde crias. Claro que caso queiramos o contrário, um cão de guarda agressivo e implacável, então devido às origens da raça é muito fácil torná-lo um verdadeiro segurança implacável.
É muito importante que o animal faça exercício. Naturalmente tem um corpo bastante musculado, mas este deve ser trabalhado para não atrofiar. Logo após o ano e meio de idade, deves arranjar uma rotina de exercício para que o teu animal de estimação mantenha a boa forma física.