A higiene dos dentes dos cães é bastante importante. Para além de prevenir mau hálito, ajuda na prevenção de doenças graves, sendo que a mais comum é a acumulação de placa, e isso vemos em todos os cães cuja higiene oral não é tratada.
Placa bacteriana
A placa é basicamente uma espécie de depósito amarelado à volta das gengivas e dentes. Feita de restos de comida e bactérias, esta é a origem de quase todas as doenças do foro oral, já que a placa é um poço de germes.
Como sintomas do aparecimento da placa, podemos detectar gengivite (inflamação nas gengivas), ou mesmo o mau odor característico de um mau cuidado dentário. Com a higiene adequada, este odor torna-se praticamente inexistente.
Como outros resultados do aparecimento de placa, tudo isto poderá provocar a queda de dentes, e as dores das gengivas passarão para toda a face e inclusive para o próprio fígado. Basta pensarmos que são uma concentração enorme de bactérias e que acabarão por circular por todo o corpo do animal.
A melhor forma de combater esta doença é através da prevenção. E para isso, uma boa higiene oral. A escovagem diária dos dentes fará com que se elimine grande parte das bactérias acumuladas após as refeições.
Existe dentífricos especiais para cães e tal como acontece com os champôs, não se deve aplicar o nosso próprio dentífrico devido a alguns agentes que o compõe poderá fazer mal ao animal.
Elementos necessários para uma boa higiene oral
Tal como existe para nós, para os cães existe toda uma gama de acessórios que ajudarão a manter uma boa higiene oral. Isto permitirá com que o animal ganhe muito mais resistências contras certas doenças, enquanto ao mesmo tempo reduz o mau hálito canino (mas cheirar a boca do nosso cão depois dele comer continuará sempre a não ser a melhor ideia).
- Pasta dentífrica: Uma boa pasta dentífrica para cães será uma grande ajuda. Há donos que usam apenas uma escova a pensar que o simples efeito esfoliante basta, mas isso é completamente errado. Também ninguém lava o chão apenas com água, certo?
- Escova de dentes: Existem escovas de dentes próprias para escovar os dentes dos nossos animais de estimação. Aplicando a dita pasta dentífrica, facilmente conseguirás manter uma boa higiene oral. Se for a primeira vez que fazes, o animal poderá mostrar alguma resistência, no entanto com o tempo irá habituar-se à ideia, pois ele próprio irá notar a diferença de uma boca limpa.
- Elixir: Caso mesmo escovando os dentes o animal mantem mau hálito, ainda poderá haver solução sem haver a necessidade de ir ao veterinário para descobrir uma possível doença oral. Os elixires caninos permitem não só manter um hálito fresco como ainda ajudam a combater certas bactérias comuns.