Teckel

Teckel, cão salsicha

História e curiosidades

O Teckel, ou o Cão salsicha como a maioria das pessoas conhece, é um cão bastante peculiar pelo seu aspecto. Cor de salsicha, comprido mas de patas curtas, parece mesmo uma salsicha.

Brincadeiras sobre o seu formato em salsicha à parte, o Teckel é uma raça que foi concebida para a caça. Esta raça foi criada com a combinação de raças como Bruno de Jura, Pinschers e Terriers basicamente.

Características fisicas

Como dissemos antes, a sua peculiar estrutura corporal fez ser baptizado como o “cão salsicha”, mas não deixa de ser um cão forte, com uma boa musculatura. A sua cabeça é longa, estreitando-se até ao nariz. Olhos médios e ovais, e com uma expressão bastante viva.

Características psicológicas

O Teckel é um animal difícil de cuidar se fores novato. Ele tem uma forte personalidade, e é necessário uma mão firme de forma a educá-lo correctamente. Os de pêlo comprido são mais fáceis de educar, pelo que caso sejas mesmo novato, o ideal é optares por esse tipo.

Mas isso não faz com que deixe de ser o cão brincalhão, corajoso e tenaz que é. Apesar de parecer pequeno, o seu ladrar é bastante alto e isso até pode ser um incómodo já que é das coisas que ele gostar mais de fazer.

Apesar de serem protectores, podem chegar a ser ciumentos, pelo que será natural presenciar algumas atitudes menos próprias (como roer os sapatos de alguém) por ter ciúmes e alguma falta de atenção.

Não são animais aconselháveis para quem tenha crianças pequenas em casa, não só pelas razões discriminadas à pouco, mas também porque é um animal que requer respeito. Ele não pode ser levantado ao colo de qualquer forma devido à sua coluna fora do comum.

Cuidados a ter

Em termos de cuidados há certas coisas que deves saber. Para já, queremos alertar para o facto do Teckel não deve ter a necessidade de se mover em escadas. Todo o seu corpo já aplica pressão suficiente na sua coluna comprida, as escadas poderão criar problemas maiores às costas do animal.

Devido aos seus instintos de caça, nunca devemos perder o Teckel de olho, sobre o risco de ele ir caçar cheiros ou sons únicos sem nós darmos conta e ficar perdido. É preferível mantê-lo em zonas mais fechadas caso não possamos estar a olhar por ele constantemente.

Requer também algum exercício mas nada que force a sua coluna em demasia. A tendência para engordar do Teckel é o motivo mais forte, mas também porque precisa de uma boa constituição para suportar o seu próprio corpo.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook