Socialização dos cães

Socialização dos cães

A socialização do nosso animal de estimação com outros animais ou pessoas é bastante importante e deve ser logo tratada desde pequenos de forma a evitar quaisquer inconvenientes que possam surgir no futuro.

Isso não quer dizer que o cão tenha a característica de ser amigo de todos as pessoas que veja, mas sim que não seja demasiado protector ou mesmo evitar comportamentos agressivos perante os nossos amigos ou familiares.

Anti-social: quais os motivos

Existem algumas razões que poderão explicar o porquê de um animal ser anti-social. A mais comum (infelizmente) é devido à forma de como o tratamos quando nos zangamos com ele. Mostrar agressividade só faz com que o animal ganhe medo e acabe por se resolver perante tudo e todos.

Outra das razões também comuns mas que neste caso nem nos damos conta é simplesmente a falta de socialização. Não de nós para eles, mas de tudo o resto para eles. Um animal que não sai do quintal tende a ganhar características anti-sociais, pois não explora para lá do seu lar, não interage com outros animais que não sejam da família, etc.

Educar um cão para ser sociável

Para tornar o animal sociável, é importante começar-se logo quando este ainda não tenha um mês de idade. É durante o 2º ao 4º mês que é recomendável tratar da parte social do animal, pois é quando se obtém melhores resultados.

Levá-lo a passear, deixar crianças, adultos e outros animais interagirem com ele é uma terapia excelente. Evitar ser agressivo com ele também ajudará a que ele não seja agressivo com outros, por isso nunca uses a agressividade quando tens de o castigar. Firmeza sim, agressividade não.

Claro que há alguns cuidados a ter aquando queremos que o nosso animal interaja e perca o medo que tem dos outros. Devemos evitar sempre que possível que ele interaja com pessoas ou animais doentes ou não vacinados para evitar problemas mais graves do que ser anti-social. E sempre que ele mostrar medo, devemos mostrar que não é necessário ter medo e tentar-lhe dar coragem.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook