Shar Pei

Shar Pei

História e curiosidades

O Shar Pei é uma raça com muito para contar! Já existem há tantos séculos pelo que já passou por muita coisa, viu muita coisas… é que existem relatos da sua existência desde do século II. Acredita-se que veio de uma combinação entre o Mastim Tibetano e o Chow Chow (daí as parecenças com ambos).

Desde do início o Shar Pei esta um bom cão pastor, cão de caça e cão de guarda. É que ele não só tratava do rebanho como também assegurava que nada acontecia aos terrenos dos seus donos, e ainda participava em certas caças.

Mas nem tudo correu bem na história deste animal. Devido a uma fase de grandíssima pobreza na China estes cães inclusive serviram como alimento e estiveram muito perto da extinção. Felizmente hoje em dia há muitos mais exemplares que podemos apreciar.

Características físicas

O peso do Shar Pei pode chegar aos 30 kg. Uma das características de maior destaque na raça Shar Pei é o facto de ter todo o seu corpo cheios de rugas e vincos, como se tivesse a vestir uma camisola grande demais para ele.

Olhos em forma de amêndoa escuros, orelhas pequenas, pescoço compacto. Grande parte dos elementos que constituem o corpo do Shar Pei são de tamanho pequeno ou médio, no entanto ele possui uma musculatura muito bem definida.

Em relação ao seu pêlo, para além de parecer bastante rugoso, é curto e suave, e pode adoptar quaisquer cores.

Características psicológicas

O Shar Pei é um cão bastante inteligente e obediente, e também calmo, o que torna-o um cão bastante fácil tanto de treinar como educar.

Apesar de não ser um animal sociável para aí além comparado com muitos outros, isso não se nota quando está na presença de crianças. Com elas vemos um cão brincalhão como qualquer outro cão.

A sua reserva faz com que seja um bom cão de guarda, já que desconfia da maioria dos estranhos. Ele também prefere ser o único animal de estimação em casa, não querendo partilhar o espaço nem com cães nem com gatos.

Cuidados a ter

Necessita de fazer exercício diariamente e devido às características da sua pele também necessita de cuidados especiais nesse sentido.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook