São Bernardo

São Bernardo

História e curiosidades

O São Bernardo é das raças de cães mais forte conhecidas, característicos pelo seu enorme tamanho, a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos num São Bernardo é provavelmente um cão a transportar um barril.

Adorador de crianças, a raça é originária do Tibete e surgiu no século X. Inicialmente, os São Bernardos eram cães de guarda que protegiam as pessoas de bandidos e animais, mas posteriormente tornaram-se cães de resgate.

Filmes à parte, o São Bernardo mais famoso foi um fantástico cão chamado Barry que no século XIX salvou 40 pessoas durante a sua carreira como cão de resgate, um grande feito naquela época sem quaisquer tipo de tecnologias nem as ferramentas que dispomos hoje em dia.

Características físicas

Como dissemos, é uma raça bastante forte e grande. Bastante musculado, tem também um cérebro bastante desenvolvido. Pescoço forte, cauda comprida e uma enorme cabeça são alguns dos detalhes que caracterizam fisicamente um São Bernardo.

Características psicológicas

Apesar do seu enorme tamanho, é um animal tão querido quanto parece. Bastante pacifico, é um animal muito fácil de treinar até para iniciantes neste mundo. Bastante leal às pessoas, também tem um carácter muito protector devido às suas origens.

Apesar de ser um animal que lida muito bem igualmente com outros animais perto dele, tende a ter uma certa falta de paciência com animais de porte bem mais pequeno do que o dele, por isso algum cuidado quando ele está perto que animais que insistem constantemente para brincar.

A sua teimosia também é bastante conhecida e ele deve ser educado para obedecer logo desde que possível. Quanto mais cresce, mais poder dono perde sobre o São Bernardo, a não ser que haja uma mão firme que o eduque constantemente.

Cuidados a ter

Por causa do seu tamanho, o São Bernardo precisa de muito exercício físico. Também não são cães para apartamentos, a não ser que tenhas um grande apartamento e disponibilidade para ir passeá-lo com bastante regularidade.

Tenha pêlo curto ou comprido, a escovagem diária é uma obrigação. A higiene do São Bernardo é muito importante para que se mantenha saudável. Foca-te na higiene oral e também nos olhos.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook