Samoiedo

Samoiedo

História e curiosidades

O Samoiedo provém da Sibéria e Rússia, cão pastor no sul e puxador de trenós a norte. O seu aspecto e o facto de também ser uma raça siberiana faz-nos relacionar com os Husky Siberianos.

A caça também era uma actividade em que os Samoiedos estavam envolvidos antigamente devido às suas habilidades aptas para esta actividade. Com um temperamento calmo, é também um bom cão de família.

Não se sabe quando é que esta raça surgiu pela primeira vez, mas sabe-se que chegou a Inglaterra em 1889, e que bastaram 20 anos para se tornar uma raça oficial.

Características físicas

O Samoiedo pode chegar entre os 53 e os 57 cm e ainda entre os 18 e os 12 kg. Trata-se de um cão grande, mas o que têm em tamanho também têm em beleza, como já terás comprovado na foto.

De cabeça grande, o seu focinho não é muito comprido mas também não é achatado nem pontiagudo. Olhos castanhos amendoados e orelhas pequenas. São estes detalhes que podemos encontrar na cabeça de um Samoiedo.

A característica de maior destaque nesta raça é o seu pêlo. Ele cria bastante pêlo devido à região de onde é originário, já que serve para lhe proteger do frio. Em termos de cor, branco e creme são as únicas cores aceites.

Características psicológicas

Agora falando um pouco das características psicológicas, como já dissemos é um cão calmo, mas também é um cão muito inteligente e fiel. Ele está sempre atento para que possa ajudar a sua família naquilo que poderão precisar.

No entanto também se pode tornar um animal arrogante se estivermos constantemente a fazer e a dar coisas que eles simplesmente não gostam.

Cuidados a ter

Devido ao excesso de pêlo normal desta raça, de três em três dias devemos agarrar numa escova e escovar o seu pêlo para remover tudo o que for pêlo morto e mantê-lo lindíssimo. Sendo um animal activo, necessidade de brincar muito e fazer muito exercício.

Ainda apesar do seu pêlo ser abundante e acumular bastante pêlo morto, nunca se deve tosquiar um Samoiedo. Todo este volume de pêlo protege a sua pele sensível do sol, e a ausência desta protecção pode trazer males muito graves como o próprio cancro da pele com as queimaduras.

Sabendo perfeitamente que o Samoiedo é uma raça que está habituada ao frio, acaba por ser uma raça mais apropriada para zonas mais frias. Pode viver em zonas de calor, mas necessita sempre de mais cuidados para não haver quaisquer problemas com este animal.

Existe uma deficiência na raça que faz com que seja relativamente comum o Samoiedo ter complicações a nível dos rins. Esta deficiência não afecta todos os Samoiedos, mas é mais propícia de surgir nos machos do que nas fêmeas.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook