Pulgas nos cães

Pulgas nos cães

Ninguém gosta de admitir que a certa altura da vida do nosso animal de estimação este tem ou teve pulgas. Por muito cuidado que tenhamos, infelizmente as pulgas são uns parasitas bastante difíceis de evitar, mas felizmente existe vários métodos para eliminá-las.

A qualquer altura o nosso animal pode apanhar pulgas. Por muito que o nosso animal não saia de casa ou do quintal, basta entrar em contacto com algum animal que tenha pulgas, por exemplo, e existe alguma probabilidade de este sofrer um ataque de pulgas.

O que são pulgas

Muito resumidamente, as pulgas são uma espécie de insecto parasita que se alimenta do sangue de quem ataca. Existem várias espécies de pulgas, mas praticamente todas elas têm uma forma ligeiramente achatada de forma a facilitar a movimentação por entre o pêlo do animal.

Como detectar pulgas

Não é difícil detectar a presença de pulgas. Observando o animal, podemos verificar que ele tem tido muita comichão ultimamente. Observando um pouco o pêlo do animal, se este for claro, também facilmente detectarás pulgas caso existam. Ainda através das fezes, que ganham umas manchas semelhante a torrões de café, são um grande indício de pulgas.

As pulgas fêmeas em apenas dois dias de terem atacado os cães colocam ovos que acabam por chocar cerca de uma semana depois. As larvas desses ovos procuram zonas protegidas como tapetes, armários e até a cama do animal. Até passar a adulta é muito rápido, e rapidamente também estaremos na presença de uma praga se nada fizermos.

Como eliminar as pulgas

Com este último parágrafo já terás percebido que não é só importante eliminar as pulgas que o animal possa ter no corpo como também ainda quaisquer larvas ou pulgas que estejam a residir no resto da casa.

Apesar de todos os produtos de higiene que existem para a eliminação de pulgas, o ideal é mesmo prevenir que aconteça. Existem certos produtos que permitem a eliminação de pulgas mesmo antes do seu ataque, e devido à sua acção prolongada, não teremos de estar constantemente a aplicar esse produto (o que é economicamente positivo).

Produtos e métodos para a eliminação de pulgas

  • Champôs
  • Sabonetes
  • Coleiras anti-pulgas
  • Medicamentos (com ou sem prescrição)
  • Antipulgas em gotas
  • Sprays
  • Pentes antipulgas
  • Veterinário / Loja de animais com serviço de higiene específico

Lembra-te que todos estes métodos são para eliminar as pulgas no cão mas não as previnem que surgem mais tarde. Usa métodos de prevenção conhecendo como funciona a propagação destas e conseguirás com sucesso prevenir males maiores.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook