Dobermann

Dobermann

História e curiosidades

Os Dobermann apesar de serem animais de estimação, a grande maioria deles são utilizados como cães de guarda. De carácter feroz e de enorme força e rapidez, são uma das raças preferidas para guardar vivendas.

É dos poucos animais cujo o seu nome foi dado em honra de outro. No caso do Dobermann, o seu nome se deve a Karl Friedrich Loiuis Dobermann. Não é exacto o porquê de ter sido baptizado, mas a que se defende mais é que este senhor era um confiscador de bens e um cão feroz era necessário.

Esta qualidade encontrou num cão cuja raça se desconhecia, e decidiu cruzá-lo com o Pinscher, e assim nasceu o Dobermann. Otto Göller foi o responsável por todos os cruzamentos posteriores para se conseguir o Dobermann que conhecemos hoje em dia.

Enquanto os primeiros Dobermann eram demasiado ferozes, mais tarde conseguiu-se animais muito mais doceis para com os seus donos.

Características físicas

O Dobermann é uma raça de tamanho mediano, cujo comprimento pode atingir os 70 cm, 5 cm a mais do que as fêmeas, e o seu peso pode chegar aos 45 kg, enquanto nas fêmeas é normalmente metade desse peso.

De pêlo curto e áspero, as cores que pode adoptar chegam ao preto e castanho. Pode-se encontrar inclusive manchas de cores mais claras tanto no focinho como em certas zonas do peito. Como vemos, a cor não varia muito do que estamos habituados a ver.

Ele dispõe de um corpo bem musculado, e isso é possível de se ver inclusive na sua cabeça. O próprio focinho está muito bem desenvolvido, por isso as suas dentadas são tão potentes. Olhos de tamanho médio e amendoados e orelhas pequenas mas firmes.

Características psicológicas

Falando um pouco sobre o carácter da raça, os Dobermann são animais bastante fieis e valentes. Defende a sua família de qualquer ameaça, podendo até ser considerado demasiado protector.

Por ser bastante focado em ser cão de guarda, peca um pouco na parte social. É necessária uma educação virada nesse sentido de forma a que o animal socialize mais com a sua família e até amigos.

Apesar de ser um animal com um grande físico e um temperamento bastante instável, é uma das raças mais inteligentes.

Cuidados a ter

Com muito exercício e alguma educação firme, torna-se um animal que se tira muitas mais qualidades do que apenas uma boa defesa contra ladrões. Caso adoptares ou comprares uma exemplar desta raça, tem a atenção se os seus progenitores têm alguns traços degenerativos de doença, pois existem vários problemas de saúde que podem ser transmitidos geneticamente, o que encurta substâncialmente a esperança média de vida do animal.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook