Chow Chow

Chow Chow

História e curiosidades

Originário da China, já existem registos da existência do Chow Chow com mais de 2000 anos, pelo que nos dá uma ideia de como o povo chinês conseguiu preservar uma raça que conta já com mais de 2 milénios.

O seu nome significa língua preta, mas nem sempre se chamou Chow Chow. Existem muitos registos que o denominam como cão-urso devido ao seu aspecto, e acreditava-se inclusive que existia algum grau de parentesco com estes animais.

Ele era utilizado como um cão de caça como também como um cão de transporte, no entanto não fazia um bom trabalho em ambos os sectores. Existem certas partes da Ásia em que esta raça é um alimento, por muito choque que dê aos admiradores de cães e desta raça em específico.

Características físicas

Corpo compacto mas equilibrado, cauda sobre as costas, o seu pêlo tanto pode ser comprido ou curto. Orelhas pequenas e grossas, olhos escuros em forma de amêndoa e língua preta são algumas das características que definem o aspecto físico dos Chow Chow.

Esta raça de porte médio pode atingir um comprimento de 56 cm, mais 5 cm do que as fêmeas, e tanto o peso de ambas as raças pode chegar até aos 32 kg.

O seu pêlo é uma das características de maior destaque do Chow Chow devido ao seu tamanho e aspecto abundante. É na cabeça e no pescoço que podemos apreciar um maior volume de pêlo, parecendo quase que está vestindo com um grande casaco de peles.

Em relação à cor do pêlo, este pode variar entre o preto, azul, vermelho e ainda a cor creme.

Características psicológicas

Não é o animal mais fácil de treinar e educar, sejamos sinceros. Para além de ser uma raça bastante teimosa e isso levá-lo a desobedecer caso não tenhamos mão nele, este independentemente do que sinta irá sempre mostrar indiferença.

Estejas a recompensá-lo ou mesmo a castigá-lo, podes esperar a mesma expressão no olhar, pois o animal não quebra a sua postura. Com um treino firme é um cão bastante educado.

Cuidados a ter

O pêlo do Chow Chow dá algum trabalho a cuidar também, devido ao facto de ser em abundância. Deve ser escovado com muita frequência, uma vez por dia.

Se não tens tempo para educar firmemente e ainda escovar um Chow Chow, provavelmente esta não será a raça adequada para quem pretende um novo animal de estimação.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook