Chihuahua

Chihuahua

História e curiosidades

Provavelmente o Chihuahua é uma das raças de cães mais conhecidas do mundo. O seu nome engraçado vem de um estado do México de onde ele é originário, no entanto o que o tornam mesmo famoso é por ser a raça mais pequena do mundo.

Não se sabe muito mais sobre a origem desta raça, já que certos registos mostram que ele surgiu perto do século IX. Supostamente eram capturados nesse altura e domesticados pelos indígenas Toltecas.

Os registos que os Toltecas deixaram eram de uma raça chamada Techichi, cujos detalhes físicos eram bastante semelhantes aos Chihuahuas que encontramos hoje em dia, daí o relacionamento.

Características físicas

Raça de corpo pequeno mas compacto, apesar de não parecer até é musculado. A sua cabeça é bastante arredondada, e bastante característica comparada com muitas outras raças de cães.

Focinho pequeno, orelhas grandes e olhos bastante grandes e expressivos, outra das características de maior destaque dos Chihuahuas para além do seu pequeno tamanho recorde.

Tem cauda comprida, pés muito pequenos e ovais e o pêlo varia bastante entre o curto e comprido, mas sempre bastante suave. Uma camada de Chihuahuas pode dar cãezinhos com ambas as características.

Características psicológicas

É um animal bastante inteligente e leal, mas é tão ligado ao seu dono que até pode chegar a ter ciúmes. É que os Chihuahuas requerem de muito amor e carinho, e vendo nós a dar esse amor e carinho a outras pessoas e animais pode fazer um ataque de ciúmes.

Quando se assusta, o Chihuahua pode não só ladrar e ganir como até mesmo morder, pois não é o seu pequeno tamanho que o fará recuar. É que ele é para além de inteligente e leal, um animal corajoso e sempre alerta.

Cuidados a ter

Esta raça tem coisas muito positivas e muito negativas. Vais gostar de saber que a esperança média de vida ultrapassa os 20, o que é fantástico para uma raça de cães, no entanto a sua saúde deve ser sempre tomada em atenção.

O mais foco deve ser tanto nos olhos como no nariz, pois são propícios a ganharam infecções nessas zonas. Apesar de ser um animal pequeno, o exercício é bastante importante igualmente para não se tornar um animal obeso.

Dependendo do tamanho do seu pêlo devemos escovar com maior ou menor regularidade. Como é um animal que gosta de ficar em casa desde que tenha sempre algo com que se entreter, esta raça é excelente para quem vive em apartamentos e dispõe de pouco espaço para um animal de estimação.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook