Caniche

Caniche

História e curiosidades

Esta é uma das raças mais conhecidas do mundo por várias razões que tornam esta raça única, mas muitos nem se dão conta desses detalhes. A primeira delas e provavelmente a mais óbvia é que a raça está separada em quatro tamanhos, desde grande a toy (ainda mais pequeno que miniatura).

Este animal originário da Alemanha é considerado por muitos especialistas um dos cães mais inteligentes do mundo, e apesar do seu aspecto meio frágil, estes já foram belíssimos cães de caça.

Hoje em dia vemos mais caniche é em competições de beleza já que o pêlo característico da raça permite fazer arranjos bastante originais. Ainda sobre o seu pêlo, este é muito raro cair e normalmente mantem todo o pêlo original, o que é excelente para quem tem alergias.

Apesar de ser originário da Alemanha, é na França que ele é mais amado. Podemos encontrar caniches de várias cores, entre elas o clássico branco e o clássico preto, mas também em castanho, prata, azul, entre muitas outras cores. O que não se aceita é misturas de cores.

Características físicas

Todo o corpo do caniche adopta formas elegantes, e muitas vezes a tosquia do seu pêlo serve exactamente para mostrar o seu bonito corpo. A sua cabeça é pequena e arredondada comparando com o resto do corpo.

Olhos escuros, nariz preto (excepto nos exemplares castanhos, cujo nariz também é castanho), orelhas de tamanho médio (e igualmente cheias de pêlo). Todo o seu corpo é musculado, desde que haja algum exercício.

Algo que se costuma fazer é cortar a cauda do animal para que fique mais bonito esteticamente. Mais concretamente, metade da cauda nas maiores variedades, e um terço nas variedades mais pequenas.

O pêlo dos Caniches é a característica de maior destaque. É bastante comum tratá-lo com estilos diferentes, como se de cabelo se tratasse, inclusive para competição como já comentámos.

Características psicológicas

Devido à sua inteligência mas também devido ao seu carácter dócil, não é nada difícil ensinar e educar um caniche. Como adoram as crianças, também são uma excelente companhia. Olhos ovais, longas orelhas descaídas, pêlo crespo e cauda recta são algumas das características físicas que distingue a espécie.

Cuidados a ter

O Caniche é uma raça que não necessidade de grandes cuidados especiais, excepto claro em relação ao seu pêlo. Abundante, necessita de escovagens bastante regulares, como também um champô apropriado para cuidar do seu pêlo tão característico.

A tosquia deste também é importante pois pode suceder-se que o próprio pêlo o atrapalhe no dia-a-dia. Tem a atenção também os ouvidos, pois são animais que tendem a sofrer desta zona. Mantem-na sempre limpa.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Cães:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook